Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Noticias em Destaque > Comitiva da Marinha visita IDQBRN visando futura parceria
Início do conteúdo da página

Comitiva da Marinha visita IDQBRN visando futura parceria

Publicado: Quarta, 17 de Maio de 2017, 00h00 | Última atualização em Quarta, 17 de Maio de 2017, 14h35 | Acessos: 47

Texto

O IDQBRN (Instituto de Defesa, Química, Biológica, Radiológica e Nuclear) recebeu a visita de integrantes do Sistema de Defesa Nuclear, Biológico, Químico e Radiológico da Marinha no dia 24 de Abril. O Diretor do IDQBRN, Cel PAULO Alexandre de Moraes Cabral recebeu a comitiva e realizou uma palestra institucional, ato contínuo, os visitantes percorreram a estrutura física do Instituto.


Durante a palestra, foi apresentada uma visão geral do Instituto, suas missões, estrutura organizacional, recursos humanos e um resumo das atividades dos onze laboratórios existentes no IDQBRN. O Cel Paulo abordou, também, os aspectos relacionados com o Sistema de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Exército Brasileiro (SisDQBRNEx).


Após a palestra, iniciou-se a visitação às seções técnicas do IDQBRN. Na Seção de Defesa Biológica foram apresentados os recursos existentes nessa área e as diversas atividades desenvolvidas no Laboratório de Defesa Biológica.

Na Seção de Defesa Química (SDQ), a comitiva pôde conhecer o Laboratório de Síntese Orgânica (LSO) e o Laboratório de Análises Químicas (LAQ). Para finalizar, os integrantes da comitiva foram à Seção de Defesa Radiológica e Nuclear (SDRN), onde puderam conhecer os equipamentos utilizados no atendimento a emergências radiológicas, além dos Laboratórios de Identificação de Agentes Radiológicos (LIAR), de Aferição da Qualidade de Equipamentos Radiológicos (LAQER); Móvel de Defesa Radiológica e Nuclear (LABMOVEL RN); Monitores de Radiação (LCMR); de Radiobiologia (LRB); e de Irradiação de Alimentos (LIM).


O Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (IDQBRN) foi escolhido como a organização militar líder da atividade de médio prazo intitulada “FORMALIZAR PARCERIA EB-MB NA ÁREA DE DEFESA QBRN”, dentro do contexto de cooperação entre as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) da Marinha do Brasil (MB) e do Exército Brasileiro (EB).

Fotos

Fim do conteúdo da página