Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Laboratórios
Início do conteúdo da página

Laboratório de Análises Químicas

Publicado: Segunda, 29 de Junho de 2015, 12h39 | Última atualização em Sexta, 28 de Abril de 2017, 12h54 | Acessos: 974

Visão Geral

                                                                 

O Laboratório de Análises Químicas (LAQ) é uma instalação com capacidade para identificar de maneira inequívoca agentes químicos de guerra e tóxicos químicos industriais por meio do desenvolvimento de tecnologias analíticas que incluem, entre outras, cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas e cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas.

O LAQ utiliza sua capacidade em recursos humanos e equipamentos para prestar apoio a instituições civis e militares no que tange a realização de análises químicas.

O LAQ participa, desde 2010, dos testes de proficiência para a análise de amostras ambientais da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ). No último teste, o LAQ obteve o conceito B, em uma escala que vai de A a F, o que representa uma evolução significativa das capacidades do laboratório. Corroborando essa evolução, o LAQ teve seu ensaio “Detecção de ácidos alquilfosfônicos por cromatografia em fase gasosa acoplada à Espectrometria de Massas” recomendado para acreditação no INMETRO após auditoria realizada em janeiro de 2015. 

Galeria de Imagens

  

Fim do conteúdo da página