Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Laboratórios
Início do conteúdo da página

Laboratório de Medidas Eletromagnéticas

Publicado: Segunda, 29 de Junho de 2015, 12h39 | Última atualização em Segunda, 08 de Maio de 2017, 12h17 | Acessos: 796

Visão Geral

                                                                 

         O Laboratório de Medidas Eletromagnéticas (LME) do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) tem como missão executar ensaios técnicos, realizar assessoramento técnico-científico e apoiar projetos de pesquisa e desenvolvimento de interesse do Exército Brasileiro, nas áreas de: Compatibilidade Eletromagnética (EMC); Caracterização eletromagnética de materiais absorvedores; Caracterização e Testes de Antenas.

         Na área de Compatibilidade Eletromagnética, o LME realiza testes previstos na norma MIL-STD 461F, a fim de verificar a conformidade de equipamentos elétricos e eletrônicos em relação ao nível de emissão de campo elétrico irradiado (teste RE102 da norma MIL-STD 461F) ou de ruído eletromagnético conduzido pelos seus cabos de alimentação (teste CE102 da norma MIL-STD 461F).

         Na área de Caracterização Eletromagnética de Materiais Absorvedores, o LME realiza medições de propriedades eletromagnéticas de Materiais Absorvedores de Radiação Eletromagnética (MARE) e simulações computacionais de assinaturas eletromagnéticas (seção reta radar), a fim de buscar soluções para reduzir a vulnerabilidade de objetos à detecção de sistemas de radar nas faixas de frequência de interesse do Exército Brasileiro. O LME tem participado de pesquisas de MARE com matrizes de polímeros (borrachas), de filmes finos e de nanomateriais (grafeno).

         Na área de Caracterização e Testes de Antenas, o LME tem capacidade de realizar medições de diagramas de radiação, ganho, VSWR, largura de feixe de 3dB, entre outros parâmetros. Tais medições têm sido utilizadas inclusive no apoio a trabalhos de pós-graduação de universidades, tais como: IME, PUC-RJ e UFRJ.

         Em outubro de 2013, o LME recebeu da Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO (CGCRE) o certificado de acreditação laboratorial na norma NBR ISO/IEC 17025, por ter alcançado o padrão de qualidade necessário em seu sistema de gestão e nos procedimentos técnicos relacionados aos ensaios de Compatibilidade Eletromagnética que realiza. Tal acreditação foi revalidada em outubro de 2014, incluindo uma ampliação de escopo do ensaio RE102. O LME teve sua acreditação novamente revalidada em novembro de 2016. O LME foi o 1º laboratório da América Latina a ser acreditado em um teste militar.

Galeria de Imagens

  

Fim do conteúdo da página