Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Laboratórios
Início do conteúdo da página

Laboratório de Identificação de Agentes Radiológicos

Publicado: Segunda, 29 de Junho de 2015, 12h39 | Última atualização em Sexta, 28 de Abril de 2017, 13h41 | Acessos: 815

Visão Geral

                                                                 

O Laboratório de Identificação de Agentes Radiológicos (LIAR) é uma instalação com capacidade para realizar detecção, identificação e análise de agentes radiológicos e nucleares em amostras de matrizes ambientais. Além desse trabalho, realiza diversos serviços radiométricos, possibilitando a prestação de assessoria científica a respeito de tais agentes.

A identificação inequívoca de agentes radiológicos e nucleares depende da utilização concomitante de duas técnicas: a de coleta e preparação de amostras e a operação de diferentes sistemas de análise de espectrometria de radiações emitidas, com alto grau de blindagem das radiações do ambiente.

Os radionuclídeos emissores de radiação eletromagnética gama são analisados por meio de espectrometria da radiação ionizante emitida, utilizando-se sistemas de espectrometria de germânio hiperpuro (HPGe). Os radionuclídeos emissores de radiações nucleares microcorpusculares alfa e beta são analisados por meio de contagem das radiações ionizantes, utilizando-se sistema de contagem alfa e beta total de barreira de superfície com detector a base em silício (material semicondutor em estado sólido).

Componentes do Sistema:

  • Sistema de espectrometria gama: sistema dotado de detectores de HPGe, módulos multicanal, programas de computador para a aquisição de dados, espectroscopia básica com análise de espectro gama e calibração automática do detetor; sistema de controle computadorizado, blindagem e acessórios. Desta forma, optou-se por solicitar a aquisição de dois sistemas, um com eficiência relativa de 20%, para amostras ambientais, e outro de 40%, para amostras não ambientais; e
  • Sistema de contagem de radiações alfa e beta: sistema dotado de detector de barreira de superfície baseado em silício em estado sólido; estrutura para inserção automática de amostras; e fontes padrões de radiação alfa e beta para calibração do sistema, para operação conjunta com os sistemas HPGe.

Galeria de Imagens

  

Fim do conteúdo da página