Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Laboratórios
Início do conteúdo da página

Laboratório de Defesa Biológica

Publicado: Segunda, 29 de Junho de 2015, 12h39 | Última atualização em Sexta, 28 de Abril de 2017, 13h04 | Acessos: 859

Visão Geral

                                                                 

O Laboratório de Defesa Biológica (LDB) é uma instalação, em fase final de construção, que tem como objetivo a manipulação de microrganismos viáveis e a realização de análises microbiológicas. Estas análises incluem o isolamento de microrganismos específicos a partir de amostras ambientais, seguida de manipulação das cepas isoladas para identificação bioquímica, genética e proteica, e seu armazenamento em um banco de amostras.

O LDB realiza cursos/treinamentos para profissionais cuja atividade está relacionada ao risco de contato com agentes biológicos utilizados em atos deliberados/bioterrorismo.

A equipe do laboratório também atua com pesquisas de uso dual, tendo em vista a importância de protocolos e tecnologias independentes e voltados para a utilização em território nacional. Neste quesito, se enquadra a linha de pesquisa em Biossensores que visa a identificação de agentes biológicos de interesse do EB. Sendo este o objeto de estudo do Módulo de Instrumentação Optrônica.

Para a realização destas atividades a equipe conta com um espaço físico dividido em módulos que se complementam e garantem a qualidade da análise, a integridade da amostra e a confiabilidade dos resultados.

As amostras manipuladas no LDB são antecedidas por uma triagem química e radiológica, já que se tratam de materiais com origem desconhecida. Em seguida são executados os protocolos de diagnóstico rápido, com equipamentos e kits desenvolvidos para uso em campo, cujo resultado é dado em poucas horas. Concomitantemente são realizados os procedimentos para diagnóstico de bancada, com testes mais lentos que envolvem cultura e manipulação de microrganismos viáveis e cujo prazo para liberação do resultado está próximo de uma semana.

Módulos do LDB:

  • Módulo de Análise Microbiológica – Setor físico destinado ao cultivo, manipulação e estudo de células bacterianas vivas, bem como seu armazenamento, para utilização em ensaios;
  • Módulo de Biologia Molecular – Setor físico destinado a análise de material genético bacteriano (Ácido Desoxirribonucleico – DNA) e proteínas ribossomais bacterianas através do equipamento MALDI-TOF, tanto para uso em pesquisa quanto para diagnóstico de amostras;
  • Módulo de Instrumentação Optrônica – Setor físico destinado a linha de pesquisa em Biossensores com tecnologia óptica através do tratamento de fibras de polímero e sílica, para desenvolvimento de sensores capazes de detectar a presença de microrganismos em determinada matriz (pré-definida de acordo com a técnica). Este setor possui vínculo com o Laboratório de Instrumentação e Fotônica, COPPE/UFRJ, Laboratório de Sensores a Fibra Óptica, IEAv/CTA e Laboratório Multidisciplinar de Nanoneurobiofísica, UFSCar;
  • Módulo de Preparo de Materiais, Lavagem e Esterilização – Setor físico destinado ao preparo de vidrarias e reagentes, para utilização no laboratório, bem como a limpeza do material já utilizado. Neste módulo também é realizada a esterilização de materiais limpos que serão utilizados no laboratório e de materiais contaminados com células bacterianas viáveis, de modo que seu descarte esteja de acordo com as normas que orientam a referida atividade do laboratório.

Galeria de Imagens

  

Fim do conteúdo da página