Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Quinta, 25 de Junho de 2015, 12h54 | Última atualização em Sexta, 25 de Setembro de 2015, 12h50 | Acessos: 3867

Ministério da Guerra - Década de 1940

A pesquisa e desenvolvimento no Exército foi institucionalizada em 1946 quando, no âmbito do Ministério da Guerra, foi criado o Serviço de Tecnologia (ST), órgão responsável pela normalização, tecnologia industrial e evolução técnico-científica do material de guerra do Exército.

 

 

 

A partir de 1952, essa organização militar evoluiu, recebendo, sucessivamente as seguintes denominações: Diretoria de Estudos e Pesquisas Tecnológicas (DEPT), Diretoria de Pesquisas Tecnológicas (DPT), novamente Diretoria de Estudos e Pesquisas Tecnológicas (DEPT), Diretoria-Geral de Pesquisas e Provas (DGPP) e Diretoria de Pesquisa e Ensino Técnico (DPET).

Pórtico de entrada do CTExA denominação atual, Centro Tecnológico do Exército (CTEx), foi formalizada pelo Decreto nº 84.095, de 16 de outubro de 1979. O CTEx se estruturou, então, a partir da década de 80, com três Organizações Militares Diretamente Subordinadas (OMDS): Campo de Provas da Marambaia (CPrM), Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IPD) e Instituto de Projetos Especiais (IPE). Em 1º de outubro de 2001, o IPE foi extinto, sendo seus acervos, linhas de pesquisa, patrimônio e pessoal absorvidos pelo IPD.

 

 

 

 

Em 2005, a Secretaria de Ciência e Tecnologia (STC) fundiu-se à Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), dando origem ao Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), enquanto o CPrM foi unificado ao Centro de Avaliações do Exército (CAEx) – adotando essa última denominação e passando a subordinar-se diretamente ao Departamento recém-criado.

No contexto da criação do DCT, na mesma ocasião, o Centro Tecnológico absorveu os encargos e as pesquisas em andamento no IPD, que foi extinto.Vista aérea do CTEx

 

 

Fim do conteúdo da página