Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Quinta, 25 de Junho de 2015, 12h54 | Última atualização em Sexta, 25 de Setembro de 2015, 12h50 | Acessos: 3678

Ministério da Guerra - Década de 1940Ministério da Guerra - Década de 1940

A pesquisa e desenvolvimento no Exército foi institucionalizada em 1946 quando, no âmbito do Ministério da Guerra, foi criado o Serviço de Tecnologia (ST), órgão responsável pela normalização, tecnologia industrial e evolução técnico-científica do material de guerra do Exército.

 

 

 

A partir de 1952, essa organização militar evoluiu, recebendo, sucessivamente as seguintes denominações: Diretoria de Estudos e Pesquisas Tecnológicas (DEPT), Diretoria de Pesquisas Tecnológicas (DPT), novamente Diretoria de Estudos e Pesquisas Tecnológicas (DEPT), Diretoria-Geral de Pesquisas e Provas (DGPP) e Diretoria de Pesquisa e Ensino Técnico (DPET).

Pórtico de entrada do CTExPórtico de entrada do CTExA denominação atual, Centro Tecnológico do Exército (CTEx), foi formalizada pelo Decreto nº 84.095, de 16 de outubro de 1979. O CTEx se estruturou, então, a partir da década de 80, com três Organizações Militares Diretamente Subordinadas (OMDS): Campo de Provas da Marambaia (CPrM), Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IPD) e Instituto de Projetos Especiais (IPE). Em 1º de outubro de 2001, o IPE foi extinto, sendo seus acervos, linhas de pesquisa, patrimônio e pessoal absorvidos pelo IPD.

 

 

 

 

Em 2005, a Secretaria de Ciência e Tecnologia (STC) fundiu-se à Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), dando origem ao Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), enquanto o CPrM foi unificado ao Centro de Avaliações do Exército (CAEx) – adotando essa última denominação e passando a subordinar-se diretamente ao Departamento recém-criado.

No contexto da criação do DCT, na mesma ocasião, o Centro Tecnológico absorveu os encargos e as pesquisas em andamento no IPD, que foi extinto.Vista aérea do CTExVista aérea do CTEx

 

 

Fim do conteúdo da página